sexta-feira, 23 de abril de 2010

Falando em festa...

Cocktail Party
Não tenho vergonha de dizer que estou triste,
Não dessa tristeza ignominiosa dos que, em vez de se matarem, fazem poemas:
Estou triste por que vocês são burros e feios
E não morrem nunca...
Minha alma assenta-se no cordão da calçada
E chora,
Olhando as poças barrentas que a chuva deixou.
Eu sigo adiante. Misturo-me a vocês. Acho vocês uns amores.
Na minha cara há um vasto sorriso pintado a vermelhão.
E trocamos brindes,
Acreditamos em tudo o que vem nos jornais.
Somos democratas e escravocratas.
Nossas almas*? Sei lá!
Mas como são belos os filmes coloridos!
(Ainda mais os de assuntos bíblicos...)
Desce o crepúsculo
E, quando a primeira estrelinha ia refletir-se em todas as poças
d'água,
Acenderam-se de súbito os postes de iluminação! 
(Mário Quintana) 

 
*Andei pelas ruas hoje procurando almas. É impressionante o fato de que não as encontrei. Encontrei rostos. Não encontrei almas. Encontrei o sorriso fútil de uma vendedora de jóias na Galeria Suiça. Encontrei o descaso diante do cadeirante que tentava atravessar a Marechal. Encontrei um menino chutando uma pomba (qualquer um chutaria, tudo bem, a pomba não tem alma). Encontrei meia dúzia de vadios na escadaria da Federal. Ok, muito mais que meia dúzia. Encontrei o olhar de deboche do mendigo, o oportunismo da senhora, e a extorsão do senhor que vende chicletes na esquina da José Loureiro. Encontrei as vozes de adolecentes nojentos de várias idades, sussurando cantadas baratas e porcas. Encontrei futilidades. Sai pra procurar almas e encontrei tristezas. Não encontrei alma em você, oh apaixonado por causas nobres. Não encontrei alma em você, libertário que saiu em busca de novas experiências. Não encontrei alma em você, pessoa que disse que não me deixaria sozinha. Egoismo, interesse no efêmero, desinteresse no eterno. O que aconteceu com a sensatez, com a conciência do eterno? Andei pelas ruas hoje procurando almas. Elas fugiram diante de sentimentos vulgares. Elas não podem acompanhar esses sentimento. Acorde! Você está perdendo a sua alma! E eu estou a procurar a minha.

4 comentários:

  1. Eu tentei, por muitos dias, muitas noites, incessante procura executei. O tempo passou bem mais que uma década e continuo mais perdida que sempre... Até já penso em pensar que é melhor seguir a correnteza dos dias e deixar de lado a nobre intenção de se encontrar.
    :)

    Ainda assim, continuo curitibando sempre, heheheheheh...

    ResponderExcluir
  2. e eu comprei um anel da moça na galeria suissa.
    tampouco tenho alma, penso.

    ResponderExcluir
  3. segundo o meu orkuta
    hj é o teu aniversario

    PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. Falando em festa, pq não posta algo da sua?!

    ResponderExcluir