quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Desencadeando amanhãs


(Foto da Jaqueline)


“Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até o fim” Eclesiastes 3:11


Nunca fiz planos. Absolutamente nunca. Medo de frustração? Talvez. Mas prefiro esperar que a vida seja uma surpresa – E foi justamente o que pedi para 2009: “Ah, Deus, faz surpresa!” E Ele fez. A surpresa foi que as surpresas me fizeram fazer planos. Mas não é disso que quero falar.

Não que eu ache errado fazer planos, até respeito quem faz, mas eu ainda acho que não consigo. Quem conhece um pouco da minha história sabe que tudo o que eu decidi fazer deu certo, todas as viagens, cursos, empregos, mudanças de cidade, mas tudo foi fruto mais de impulsividade que de planejamento. Acho que é isso: não faço planos porque sei que não tenho controle sobre o amanhã!

Por exemplo: no início de fevereiro de 2002 sabia que passaria o feriado de carnaval em Campo Grande. Só não sabia que essa decisão me faria ficar um ano lá. Sabia que passaria esse fim de semana com o Bio, não sabia que ele estaria comigo o ano todo. E quando disse “tchau”, não sabia que demoraria 4 anos para voltar. Sabia que iria pra Cascavel fazer vestibular pra Teatro em 2003. Só não sabia que o curso seria cancelado e a escolha de última hora (uma hora antes) da primeira prova do vestibular pelo curso de Ciências Sociais me levaria a um mestrado em Antropologia Social. Mestrado... justo eu que nem vontade de terminar o 2º grau tinha...

Sabia que daria um abraço de despedida em minha prima no dia 29 de abril de 2001. Não sabia que seria o último. Sabia o que responder à Anacléa quando me perguntou que tipo de música eu ouvia. Não sabia que minha resposta faria com que a gente fosse amiga durante os 4 anos da faculdade, e muitos outros anos... Sei quais são meus amigos que serão meus amigos pra sempre, mesmo passando décadas sem vê-los. Mas não sabia disso no primeiro jogo de vôlei, na primeira matança de aula, no primeiro café, no primeiro “oi, de onde você é?”. Agora sei (não fiz planos, mas decidi!) quem são as pessoas que vou amar pra sempre, mesmo que não o soubesse na primeira troca de fraldas, no primeiro abraço, na primeira briga, no primeiro ou último tchau, no primeiro “eu te odeio”, no primeiro “me ajude a subir nesta árvore”, no primeiro “oi, por acaso você é ator?”

É... a vida é assim. Se não posso assim como Manoel de Barros ser uma “fazedora de amanhecer”, ao menos sigo o lema dos alcoólicos anônimos, vivendo “um dia de cada vez”, ciente de que minha vida é assim, um desencadeado de amanhãs.

Posso até saber como o dia começa, jamais saberei como eleterminará. O que dizer deste ano, ou desta breve vida?





"Toda carne é erva, e toda sua glória como a flor da erva; seca-se a erva e caem as flores, sopando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva, seca-se a erva e cai sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente." Isaías 40:6-8



10 comentários:

  1. a erva dessa ultimo provérbio não é a erva eva é?

    viu, calma-la.. calma-la!

    que musicas você gosta, erva? eva
    beejo

    ResponderExcluir
  2. que bonito Eva.... :)
    que bom q vc respondeu a pergunta da anacléa...



    ps: arruma o "sopando" ai no versículo de cima, parece tá fazndo uma sopa de erva....rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. ah, que se lasque!
    vai sopa de erva mesmo!

    ResponderExcluir
  4. 1-Eu gosto de sopa de erva, erva-daninha-danadinha-venenosa-doce, mas prefiro as tortas.
    2-É mentira que secam-se as ervas! Não é mesmo...Gordiiiinha!?
    3-Cada vez que leio seus textos tenho mais certeza de que errou de curso!
    4-Sei sobre você. Sabes sobre mim. Ñ há mto o q ser dito.
    5-Antes de você, levavam algum tempo pra afirmar: Você é um ator (e tenha certeza de que nunca foi um elogio)...te odiei quando você acertou logo de cara! Talvez eu atue sempre... ;¬(

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto,
    Eu faço planos.
    Mas só para saber o que eu NÂO vou fazer.

    ResponderExcluir
  6. Para ver como são as coisas... Descobri, que até na Bahia tinha um parente seu, apesar de estar lá ele não é daqui do Brasil não, pelo menos penso que não seja, pois ele tem um nome estrangeiro. New, assim é que ele é chamado.

    Demorei mas consegui um jeito de escrever aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ah não, aí é demais!Até Jesus escrevendo aqui...ñ quis nem escrever o NT e comenta aqui? Vou fechar aquela favela chamada Teopoemática...

    ResponderExcluir
  8. Um parente meu chamado New? New Holland?
    Azul, azul como a teeeeeeeeeerra!

    ResponderExcluir
  9. As ervas, antes usadas como conservantes (pois são ricas em anti-oxidantes) também serviam para disfarçar o gosto do cadáver do animal a ser comido...
    E eu continuo mesmo gostando de Baudelaire, recomendo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. eva eu gosto mais de chá de erva...

    ResponderExcluir