terça-feira, 9 de novembro de 2010

E por falar em saudade...

     Uma vez escrevi sobre o “desencadear de amanhãs”, (Relembrem, foi bonito http://esqritofrenia.blogspot.com/2010/01/desencadeando-amanhas.htmlo não ter controle sobre o futuro que começa com um “olá”. Agora penso na falta de controle sobre o futuro que começa com um “tchau”.
          Está fazendo 19 anos que meus melhores amigos (na época) foram para o Japão; 8 anos que meu primo Anderson foi pra Alemanha; 8 anos também que grandes amigos como Tina e João Gabriel foram para a Espanha; Há 5 anos eu chorava à beira do lago de Toledo porque o Andrei foi para a Irlanda. E hoje faz pouco mais de um mês que minha prima, Denise, foi para Tanzânia.
         A vida passa, as coisas melhoram, a visão que temos sobre as coisas mudam, as tecnologias também. A saudade hoje é morta pelos meios de comunicação. Mas a que sinto não é aquela que pode ser assassinada por e-mail, MSN ou skipe (da Dê mesmo, nem deu pra sentir saudade, tenho recebido mais mensagem dela por celular neste último mês do que ela me mandou na vida inteira! rsrs). A saudade mesmo é dos tempos em que ia com minha mãe à casa da Suzan e do Roger pra fazer casas pra gatos; das aventuras de moto com os pés pra cima (pra não encher de barro) e os “rocks rurais” com o Anderson; de pular os muros da escola (pra comer o lanche da outra escola) com a Tina, dos passeios noturnos com o João Gabriel, das invasões do espaço restrito do lago pra falar abobrinha com o Andrei enquanto o resto da cidade se perdia com coisas mais inúteis que as nossas, sem ninguém saber onde estávamos; das viagens sem grana e sem rumo com a Dê...
         Será este o 20º ano em que não assistirei o especial do Snoop de natal com Su e Roger; o 9º ano que não fugirei das festas de família com o Anderson, nem zoarei da Tina por conseguir ter mais faltas que eu, nem buscar soluções pra exterminar as idiotices do mundo com o Gabi; o 6º ano que não monto uma peça revolucionária de natal com o Andrei e o 1º ano que não vamos cantar Oh Tanem Baum com a Denise.
         O que farei? Mais coisas de que lembrarei com saudosismo no futuro, com certeza. Sair de onde estou, voltar pra quem ficou – não posso esquecer que eu também sou parte da falta de controle sobre o “tchau” de alguém.
         Desculpem-me, caros leitores, por numa crise de melancolia encher este post com coisas que só fazem sentido pra mim e para os que citei. Desculpem os que citei por afirmar agora que a saudade que sinto, não é só de vocês – se assim o fosse ela seria morta eletronicamente. A saudade é daquele tempo em que o “ano passado” passava, que o “ano que vem” trazia seus objetivos, que o futuro era um devir, o passado era um presente e o presente não era surpresa.





Imagens: Acima: todo mundo no aeroporto pra ter certeza de que a Dê foi embora mesmo; 
Ao lado: a Dê tentando descobrir se é verdade que tem avião que vai pra África.

12 comentários:

  1. ¬Acho que a verdadeira saudade não é morta. Sublimada passando por microchips, é talvez no máximo congelada em alguma placa cinza pelo mundo... Temos muitos GBs guardados, querida Eva. Para placas cinzas: o juízo final há de vir!

    ResponderExcluir
  2. Li esses dias. Tão importante quanto começar bem alguma coisa, é terminá-la.
    Prazos terminam, mas o tempo não.

    ResponderExcluir
  3. Saudade todos compreendem... ou compreenderão... É uma baita pedra nos dias do tempo!

    Beijo e beijo, Eva!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah, a vontade de escrita eclodiu de novo
    http://glamhyde.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa...agr bateu crise de melancolia em mim....
    snif...
    Muitas lembrancas boas...saudades dakele tempo...brincando de barbie...procurando sua tartaruga pelo jardim...assistindo especial de natal...a gente se divertia muito...epoca maravilhosa...muitas saudades tamb...

    ResponderExcluir
  6. Noooooossa! Quase tinha esquecido da tartaruga! Que saudade, Su... que saudade!

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post. Saudade é o desejo de retornar aos lugares que realmente existiram em nossas vidas. As memórias que permanecem são aquelas gravadas no coração ...

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post. A melancolia faz trabalhos muito melhores que o bom humor.

    Aliás, continue escrevendo dramas e pare de tentar me fazer rir...de drama vc entende! =¬)

    ps: certifique-se de que a Denise realmente está na África - estou achando virtual demais esta vida dela. ¬¬

    ResponderExcluir
  9. nossa Bia.. quase chorei com toda essa história, o que me fez lembrar de muitas outras tbm....buáaaaa queria voltar no tempo as vezes, nem sempre as coisas novas ou as mudanças são melhores do q coisas já vividas rsrsrs..

    bjooos amoooo muiito

    ResponderExcluir
  10. Errata:
    Faz 15 e não 19 anos que a Suzan e o Roger foram para o Japão. Agradeço à minha mãe pela lembrança, especialmente a de que eu não sou tão velha quanto pensava!!

    Ah, e pelo grau do comentário acima, arrisco a dizer que o "anônimo" é a Denise... acertei?

    ResponderExcluir
  11. Nao creio que ja fazem quase 5 anos que fizemos aquelas loucuras em Too, e as gororobas assistindo cronicas de Narnia kkk? As vezes eh bom externar a nostalgia Eva, faz bem para a alma e o coracao, saudades, Andrei o amigo que foi para Irlanda :)

    ResponderExcluir
  12. re-lendo o blog da Eva, minha amiga talentosa da cidade grande, abracos Andrei :)

    ResponderExcluir